Sobre o
Verdescola

O Instituto Verdescola é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que foi fundada em setembro de 2005 na cidade de São Paulo, e apenas em 2008 passou a atuar na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Possui inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de São Sebastião como executora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), integrando a rede socioassistencial no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nos termos da Resolução nº 109/2009, que trata sob a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Para 15+ anos, é ofertado o Projeto de Vida, que compõe a atuação dentro do SCFV, além disto, ainda para esta faixa etária, são ofertados por meio de cessão de espaço, o Ensino Técnico Integrado ao médio, desenvolvido e realizado pelo Centro Paula Souza, Cursos Profissionalizantes por meio de parcerias com Senac, Senai, Centro Paula Souza, Sesi.

O Apoio Social realiza atendimentos individualizado ás famílias e usuários que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, realizado com intervenção técnica de Assistente Social e Psicóloga, de forma a direcioná-los para o acesso a direitos básicos no âmbito da Assistência Social, cidadania e educação, atuando diretamente em parceria com a rede socioassistencial e demais políticas públicas. É realizado ainda, o mapeamento socioeconômico do território, afim de auxiliar nas demandas emergentes, a partir disto, é realizado o Mutirão da Saúde em parceria com o Ensino Einstein.

Visão


Ser referência no desenvolvimento de potencialidades e habilidades sociais dos usuários, a fim de torna-los seres com autonomia, propiciando seu crescimento econômico e sustentável na sociedade

Valores

Comprometimento,
conhecimento, qualidade,
transparência, respeito

Sobre o
Verdescola

O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em São Paulo em 2005, e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008.

Sua missão é: Educar e formar crianças e jovens para que tenham autonomia para a vida, conscientizar a população local, por meio de ações constantes e efetivas sobre a preservação do meio ambiente, e promover parcerias para inclusão e redução da desigualdade social.

Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, formada por educadores de diferentes áreas, assistentes sociais e psicólogas, promovemos ações educacionais no contraturno escolar para crianças, adolescentes, jovens e adultos,estimulando a conscientização socioambiental, inclusão cultural, qualificação profissional e atuação como cidadãos junto à comunidade.

O Instituto atende, diariamente, cerca de 1.000 beneficiários, por meio de três eixos: Educação, Meio Ambiente e Apoio Social.

Promove ações de Educação Complementar e reforço escolar para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, por meio de Oficinas de Matemática, Português, Inglês, Robótica, Ed. Ambiental, Esportes, entre outras.

Para 15+ anos, são ofertados Ens. Técnico Integrado ao Médio, Cursos Profissionalizantes, Preparatório para Enem, Cursos de Inglês e Alfabetização de Adultos.

No eixo de Meio Ambiente, são realizadas ações com a comunidade, que envolvem coleta de resíduos nos bairros e praias da região, preservação do bioma local, visitas às Áreas de Proteção Ambiental, cultivo e distribuição de alimentos orgânicos, e monitoramento das águas dos rios.

As ações de Apoio Social incluem sessões com Psicopedagoga para alunos com dificuldades de aprendizagem, e atendimento as famílias que se encontram em situação de risco. Garantindo, assim, os direitos básicos de cidadania e acesso à educação. Na atuação em Políticas Públicas, oferece apoio social às famílias em extrema vulnerabilidade social, por meio de emissão de documentos, Mutirões de Saúde e encaminhamento para programas governamentais.

Valores

Comprometimento,
conhecimento,
qualidade,
transparência,
respeito

Educar e formar pessoas para que tenham autonomia para a vida, conscientizar a população local, por meio de ações constantes e efetivas sobre a preservação do meio ambiente, e promover parcerias para a inclusão e redução das desigualdades sociais.

Missão

Educar e formar pessoas
para que tenham
autonomia para
a vida.

"Juntos pela Educação, podemos mudar a realidade de milhares de moradores da região."
Maria Antonia Civita - Fundadora do Instituto Verdescola

Governança

PRESIDENTE DO CONSELHO

Maria Antonia Civita

FUNDADORA

Maria Antonia Civita

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO CONSULTIVO

Conselho FISCAL

DIRETORA EXECUTIVA

Gerente Administrativo-Financeira

Gerente de Qualidade de Vida

Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Transparência

Estatuto do Instituto Verdescola

Código de Ética e Conduta

Saiba mais

Relatório Anual de 2021

Saiba mais

Gerente de Qualidade de Vida