RELATÓRIO DE ATIVIDADE

2023

NOSSOS DESTAQUES EM 2023

Eleita a melhor ONG do Estado de São Paulo em 2023

Seguimos entre as 100 melhores ONGs do Brasil por 6 anos consecutivos

Fomos articuladores da Ação Humanitária Emergencial após o desastre climático causado por chuvas excepcionais, que atingiu o litoral norte de São Paulo em fevereiro de 2023

18 alunos do nosso Curso Pré-vestibular, com apoio do Anglo Vestibulares, foram aprovados em algumas das melhores universidades brasileiras (USP, UNESP, UNIFESP, UFC e etc...)

379 jovens e adultos concluíram cursos de qualificação profissional, em parceria com SENAC, Centro Paula Souza, Banco da Providência, Instituto Phi, Stone, Banco Santander

3095 atendimentos realizados, em 16 especialidades e procedimentos, na 6ª edição do Mutirão da Saúde em parceria com o Ensino Einstein

27 oficinas com ênfase em recomposição de aprendizagem, meio ambiente, esporte, cultura, arte, ciência e tecnologia, oferecidas pelo nosso projeto de Educação Complementar e Competências do Século XXI, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião - SP

688 crianças e adolescentes tiveram o progresso em Literacia e Numeraria monitorado através de instrumento de avaliação formativa com apoio do Acerta Brasil

Aprovação do Projeto VerdEsporte pelo Ministério do Esporte, para oportunizar atividades esportivas de praia no contraturno escolar, ampliando a cultura corporal do movimento para desenvolver aspectos físicos, motores, cognitivos e socioambientais

Aprovação do Projeto Ciência Delas no Programa Ciência Diversa do Instituto Embraer, que busca promover o empoderamento feminino e a inclusão de meninas pretas e pardas na tecnologia, em oficinas de processamento de plástico para o território

Nossa governança está em consonância com princípios de equidade e diversidade, sendo a liderança composta na sua maioria por mulheres (69%)

O QUE VAMOS CONTAR

Nosso relatório de atividades de 2023 é, sobretudo, a reafirmação do compromisso do Instituto Verdescola com a transparência, integralidade e responsabilidade social. Contamos sobre nossas realizações e resultados alcançados desde 2015, com informações claras e acessíveis para a sociedade, nossos doadores, parceiros e apoiadores.

Todas as informações reunidas para a construção deste documento foram disponibilizadas por nossos colaboradores e validadas pelas lideranças e gestores. As demonstrações financeiras foram elaboradas para indicar, de forma fidedigna, a destinação dos recursos recebidos, e o detalhamento auditado externamente está disponível em nosso site.

Buscamos apresentar para nossos parceiros internos e externos os impactos positivos gerados por nossas ações institucionais, evidenciando as boas práticas capazes de garantir a nossa sustentabilidade. Com isso, esperamos ter informações para continuar mitigando riscos e ampliando oportunidades para as pessoas em situação de vulnerabilidade social do território em que atuamos.

MENSAGEM DA DIREÇÃO

Queridos amigos, colaboradores e apoiadores do Instituto Verdescola,

Prezados parceiros,

É com grande satisfação e gratidão que compartilho com todos vocês os destaques e conquistas do nosso Instituto ao longo do ano de 2023. Este ano foi marcado por desafios, mas também por realizações significativas que reafirmam o nosso compromisso com a sustentabilidade, a educação e o bem-estar social.

Foi com imensa honra que recebemos o reconhecimento como a melhor ONG do Estado de São Paulo em 2023, um testemunho do incansável esforço e dedicação de toda a nossa equipe em prol das causas que defendemos. Além disso, é com alegria que celebramos o fato de mantermos nossa posição entre as 100 melhores ONGs do Brasil por seis anos consecutivos, um feito que reflete o comprometimento contínuo com a excelência e a eficácia de nossos programas e iniciativas. Um dos momentos mais desafiadores do ano foi a emergência causada pelo desastre climático provocado por chuvas excepcionais que assolaram o litoral norte de São Paulo. Como articuladores da Ação Humanitária Emergencial, mobilizamos esforços para oferecer apoio às comunidades afetadas, demonstrando mais uma vez nosso compromisso com a solidariedade e a assistência em momentos de crise. Entre nossas conquistas, destaca-se também o sucesso de nossos programas educacionais. Os 18 alunos do nosso Curso Pré-vestibular, em parceria com o Anglo Vestibulares, que foram aprovados em algumas das melhores universidades brasileiras, são um exemplo inspirador do impacto transformador da educação. Além disso, mais de 300 jovens e adultos concluíram cursos de qualificação profissional em parceria com renomadas instituições, abrindo portas para um futuro promissor.

Não podemos deixar de mencionar os avanços em nossa missão de promover o bem-estar integral das comunidades que servimos.

Por meio do Mutirão da Saúde, em parceria com o Ensino Einstein, realizamos milhares de atendimentos em diversas especialidades, proporcionando acesso à saúde de qualidade para aqueles que mais precisam. Além disso, nossas oficinas nas áreas de meio ambiente, esporte, cultura, arte, ciência e tecnologia têm contribuído para o desenvolvimento integral de centenas de crianças e adolescentes, preparandoos para enfrentar os desafios do século XXI.

Outro ponto de destaque é o reconhecimento de nossa governança pautada pela equidade e diversidade, com a maioria de nossa liderança composta por mulheres. Esta é uma prova do nosso compromisso com a inclusão e a representatividade em todas as esferas de atuação. Ao olhar para trás e contemplar tudo o que conquistamos juntos, sinto-me profundamente grata pelo apoio e dedicação de cada um de vocês. Cada vitória é fruto de um esforço coletivo, e é essa união que nos fortalece e nos impulsiona a continuar avançando em direção a um futuro mais justo e sustentável para todos. Que possamos continuar colaborando e inspirando uns aos outros, buscando sempre novas maneiras de fazer a diferença nas vidas das pessoas e no mundo ao nosso redor.

Com esperança renovada e determinação inabalável, seguimos juntos rumo a um futuro mais brilhante para todos.

Maria Antonia Civita

Fundadora e Presidente do Conselho de Administração

É com grande entusiasmo que compartilho os avanços do Instituto Verdescola, um momento marcante de crescimento e aprimoramento de nossas atividades. Nossa jornada é pautada pela busca de resultados concretos e sustentáveis que possam beneficiar nossas comunidades.

Acreditamos profundamente no potencial das pessoas e na Educação como catalisadora de mudanças. Por isso, estamos comprometidos em promover a diversidade, inclusão e a participação ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas Ciências, ampliando sua literacia tecnológica e digital. Essa abordagem visa não apenas desenvolver habilidades, mas também empoderar indivíduos para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo.

Nosso compromisso com a justiça climática é inabalável. Utilizamos a Educação para a Sustentabilidade como uma ferramenta para promover uma distribuição equitativa de recursos e oportunidades, contribuindo para um mundo mais justo e resiliente.

Os resultados positivos que alcançamos, como o reconhecimento como a melhor ONG do Estado de São Paulo em 2023, são fruto do trabalho dedicado de nossa equipe comprometida em causar um impacto positivo.

Reconhecemos a importância do desenvolvimento de nossos colaboradores para que compreendam plenamente nosso propósito: capacitar indivíduos para se tornarem agentes de transformação em suas vidas e comunidades.Estamos determinados a fortalecer ainda mais nossa instituição, aprimorando o monitoramento e avaliação de nossos impactos sociais e buscando constantemente maneiras de maximizar nosso alcance e eficácia. Agradeço sinceramente aos parceiros que nos acompanharam até aqui. Seu apoio foi e continuará sendo essencial para o nosso sucesso. Estamos ansiosos para o ano de transição e amadurecimento em 2024, que representa uma oportunidade única de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos atendidos e colaboradores. Juntos, podemos fazer a diferença.
Com gratidão e confiança,

Raquel de Oliveira

Diretora Executiva

RESULTADOS 2023

0
anos de atuação
1000
pessoas alcançadas diretamente
0
crianças, adolescentes e jovens
0
adultos
0
famílias alcançadas
0
municípios
0
comunidades
0
organizaçãoes parceiras

Cor/Raça

66% Pretos ou Pardos
33% Brancos
0,2% Amarelos ou Indígenas

Gênero

54% Feminino
46% Masculino

MELHOR ONG DO
ESTADO DE SÃO PAULO

O Prêmio Melhores ONGs tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. Para conceder a premiação são avaliados os temas:
Causa e estratégia de atuação, Representação e Responsabilidade, Gestão e Planejamento, Estratégia de Financiamento, Comunicação e Prestação de Contas. Por seis anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 o Instituto Verdescola é premiado como uma
das 100 Melhores Ongs do Brasil.

E foi reconhecido como a melhor
Ong do estado de São Paulo no
ano de 2023.

ELEITA A MELHOR ONG DE
SÃO PAULO EM 2023

QUEM
SOMOS

O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e sediada na Vila Sahy, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Atuamos na promoção do desenvolvimento integral da pessoa para o exercício da cidadania e a conquista da autonomia. Atendemos crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, oportunizando a aprendizagem ao longo da vida e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.

A atuação do Instituto Verdescola é articulada com as demandas da Assistência Social, Educação e Saúde do território, conferindo caráter intersetorial com contribuição através dados e informações para os formuladores de políticas públicas do Município. Nesse sentido, são desenvolvidas atividades educativas e de apoio social nas dimensões de meio ambiente, de cultura e arte, de tecnologias digitais e inovação, de esporte e de empregabilidade. Nossa equipe multidisciplinar composta por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos desenvolve ações socioeducativas e atendimento psicossocial para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, no Eixo Socioeducativo, voltado para recomposição de aprendizagens e para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Para jovens a partir de 15 anos e adultos, o Eixo de Percursos Profissionais e Empregabilidade oferece cursos de qualificação para o trabalho, curso preparatório para inserção ao ensino superior e educação continuada, possibilitando geração de renda e mobilidade social.

Nossa visão: um mundo onde todas as pessoas aprendam a aprender com autonomia.

NOSSA
GOVERNANÇA

Reforçamos nosso compromisso com a governança corporativa como base essencial para nossa sustentabilidade e transparência.
Implementamos políticas e procedimentos que promovem responsabilidade, integridade e inclusão em todas as esferas de nossa atuação.
Buscamos continuamente aprimorar nossas práticas, assegurando uma gestão ética e eficiente alinhada aos interesses de todas as partes interessadas.
Acreditamos que uma governança sólida e transparente é fundamental para alcançarmos nossa missão e construirmos um futuro mais justo e sustentável.

Ana Paula Oliveira
Gerência Administrativo Financeira

Preparando o caminho para
as transições que serão
implementadas nos próximos
anos, em 2023 investimos em
treinamentos e capacitações
para fortalecer nossa equipe
e aprimorar a transparência e
responsabilidade em todas as
áreas de atuação.

Ao compreendermos a
importância de ampliar
oportunidades e mitigar
riscos, promovemos
mudanças na estrutura
gerencial do Instituto.
Isso incluiu a criação da
gerência de Planejamento e
Desenvolvimento Institucional
e a fusão das gerências
Pedagógica e Psicossocial
para formar a gerência
de Qualidade de Vida.
Adotamos também uma
abordagem mais abrangente
na gerência Administrativofinanceira, resultando em
processos orçamentários
mais transparentes e
colaborativos entre as
lideranças para 2024.

Nossa missão de educar e formar pessoas para promover a autonomia e o desenvolvimento sustentável permanece firme. Estamos comprometidos em ser uma referência em educação e formação, capacitando indivíduos para o sucesso acadêmico e profissional em um mundo em constante mudança.

Por meio de uma parceria estratégica com a consultoria Osser&Osser, recrutamos uma líder com expertise em sustentabilidade para assumir a direção executiva. Essa decisão

fortalece ainda mais nossa organização para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Acreditamos que as mudanças implementadas em 2023 nos posicionaram de forma sólida para as transições que estão por vir em 2024. Continuaremos contando com o apoio de todos para avançar em nosso compromisso de transformar positivamente nossas comunidades e o meio ambiente.

Compromisso com o
ODS 4
e Meta 4.7

Nosso compromisso com a Agenda 2030 se concentra no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A Meta 4.7 estabelecida pelas Nações Unidas nos desafia a garantir, até 2030, que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para promover o desenvolvimento sustentável. Isso inclui a integração da

educação para o desenvolvimento sustentável em nossos programas, bem como a promoção de estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural.

Nossos esforços em todas as áreas refletem nosso compromisso em capacitar indivíduos para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, alinhando-se aos princípios do ODS 4 e da Meta 4.7. Estamos empenhados em fornecer uma educação de qualidade que não apenas transmita conhecimento, mas também promova valores e habilidades essenciais para a construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável até 2030.

NOSSOS
VALORES

No Instituto Verdescola, nossos valores são a bússola que guia todas as nossas ações e decisões.
Acreditamos profundamente na importância da Educação como ferramenta de transformação e autonomia. Valorizamos a diversidade em todas as suas formas, promovendo inclusão e equidade.
Comprometemo-nos com a justiça climática, buscando soluções sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados pelo nosso planeta.
Cultivamos a colaboração e o trabalho em equipe, reconhecendo que juntos somos mais fortes.
O respeito, a ética e a transparência são pilares essenciais de nossa atuação, orientando nossos relacionamentos com colaboradores, parceiros e comunidades.
Estamos dedicados a uma busca contínua pela excelência e inovação, buscando sempre maneiras de aprimorar nossas práticas e maximizar nosso impacto positivo.
Estes são os valores que nos impulsionam e inspiram a fazer a diferença, construindo um futuro mais justo, sustentável e promissor para todos.

NOSSOS
EIxOS DE AÇÃO

Em nossa abordagem programática, temos como premissa central o pertencimento, identidade, autonomia e educação do atendido.
Colocamos o atendido no centro de nossas ações, ouvindo suas necessidades, dando atenção às suas prioridades e respeitando cada etapa do seu desenvolvimento.
Reconhecemos a importância de fortalecer sua identidade e seu senso de pertencimento, ao mesmo tempo em que promovemos sua autonomia e acesso à educação, garantindo que ele se sinta valorizado e respeitado como sujeito de direitos.

Paula Temperini
Gerência de Qualidade de Vida

EIXO SOCIOEDUCATIVO

No eixo socioeducativo, o Instituto Verdescola desenvolve o Projeto Educação Complementar e Competências do Século XXI, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião – SP. Este projeto atende diretamente crianças e adolescentes no contraturno escolar, abrangendo três grupos etários distintos:

Para crianças de 4 a 5 anos, as atividades são especialmente planejadas para estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional, através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas.

Para os atendidos de 6 a 11 anos, as oficinas são estruturadas para promover o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais, integrando atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e culturais.

Finalmente, as atividades destinadas aos adolescentes, a partir de 12 anos, visam fortalecer competências essenciais para sua formação integral, como liderança, habilidades de comunicação, consciência cidadã e autonomia, proporcionando-lhes um ambiente enriquecedor para seu crescimento pessoal e acadêmico.

No eixo socioeducativo, oferecemos uma variedade de Oficinas Socioeducativas projetadas para promover a reconstrução de aprendizagens e o desenvolvimento integral dos atendidos. Essas oficinas abrangem uma ampla gama de atividades pedagógicas, incluindo educação ambiental, práticas de esporte educacional, atividades socioculturais, artísticas e de ciência e tecnologia. Cada uma dessas atividades é cuidadosamente planejada para proporcionar experiências enriquecedoras e significativas que contribuem para o crescimento pessoal e acadêmico de nossas crianças e adolescentes.

847 atendidos 

27 oficinas

15 temáticas

LETRAMENTO GLOBAL

Mais do que simplesmente compreender as complexidades de diferentes culturas e perspectivas ao redor do mundo, também envolve a capacidade de pensar globalmente e agir localmente. Isso significa que os atendidos pelo Instituto Verdescola não apenas adquirem conhecimentos sobre a diversidade cultural global, mas também aprendem a aplicar esse entendimento em suas próprias comunidades e contextos locais. Ao promover o letramento global, buscamos capacitar os indivíduos a identificar questões globais relevantes e desenvolver soluções criativas e colaborativas que tenham impacto positivo em suas comunidades locais.

OFICINAS DE FOTOGRAFIA

As oficinas de fotografia integram as iniciativas do Instituto Verdescola. Além de beneficiar crianças e adolescentes participantes dos projetos do Instituto, foram estendidas à comunidade. A meta é impulsionar a economia local, proporcionando aquisição de novas habilidades. Os alunos têm objetivos diversos, desde buscar uma carreira profissional na fotografia, até aplicar técnicas para aprimorar a qualidade na divulgação de seus produtos e expandir seus negócios.

Atividade Física e Saúde Pessoal

Proporcionar esportes e atividades físicas orientadas não apenas para promover aprendizagens, saúde e bem-estar, mas também para responder às necessidades de uma população com expectativa de vida humana prolongada. Essas atividades visam não apenas o desenvolvimento físico e a manutenção da saúde, mas também promovem o talento esportivo e contribuem para uma vida ativa e satisfatória em todas as idades.

Letramento Ambiental

Metacognição

Proporcionar esportes e atividades físicas orientadas não apenas para promover aprendizagens, saúde e bem-estar, mas também para responder às necessidades de uma população com expectativa de vida humana prolongada.
Essas atividades visam não apenas o desenvolvimento físico e a manutenção da saúde, mas também promovem o talento esportivo e contribuem para uma vida ativa e satisfatória em todas as idades.

Educação Ambiental

É como uma camada extra de aprendizado que nos ajuda a entender como aprendemos e como podemos melhorar.
Envolve usar diferentes formas de expressão, como arte e cultura, para fortalecer nossa identidade e nos conectar com os outros.
Além de aprender coisas novas, é importante refletir sobre o que aprendemos e pensar em como podemos nos tornar melhores.
Isso nos ajuda a crescer e nos adaptar às situações de acordo com nossos objetivos, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso.

Pensamento sistêmico

É a habilidade de considerar distinções, sistemas, relações e perspectivas ao lidar com questões relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Essa abordagem é promovida através de uma aprendizagem criativa nas oficinas, onde os atendidos são incentivados a compreender e analisar as interconexões entre diferentes elementos e a buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados em diversas áreas do conhecimento.

Para promover a integralidade das aprendizagens nas dimensões de letramento global, atividade física e saúde pessoal, letramento ambiental, metacognição e pensamento sistêmico numa perspectiva de aprender a aprender para autonomia, é essencial cultivar um ambiente educacional que valorize a interdisciplinaridade, a reflexão crítica e a aplicação prática do conhecimento, capacitando os atendidos a se tornarem aprendizes autônomos e proativos em sua jornada educativa e além.

Michel Terra

Coordenação de Aprendizagens

Adaptar-se com foco nas ações com adolescentes após uma tragédia climática requer uma abordagem sensível e proativa.
Ao integrar o pensamento sistêmico à educação, capacitamos os jovens a entenderem não apenas os impactos imediatos do desastre, mas também as complexas interações entre os sistemas naturais e sociais.
Dessa forma, podemos inspirar uma geração de líderes ambientalmente conscientes, capazes de promover mudanças positivas em suas comunidades, fortalecendo sua resiliência e contribuindo para a construção de um futuro sustentável.

Raquel de Oliveira

Direção Executiva

APOIO
sOCIOEMOCIONAL

Viemos morar e trabalhar em setembro de 2021, desde que chegamos ouvimos falar da importância do trabalho do Instituto Verdescola e claro a partir disso fizemos parte dela, minhas filhas Maria Vitória e Manuella estudam e sempre nos mostram, nos falam dos projetos que fazem parte, das experiências vividas no dia a dia, mas o que sempre nos motiva a estar presente é que ele sempre abre oportunidades pras crianças e suas famílias , eu mesma já tive a oportunidade de poder participar de cursos na área em que escolhi seguir em minha vida. E com eles poder contribuir pra renda da minha família. O trabalho e os projetos feito pelo Instituto Verde Escola, são plausíveis pois em todos os momentos, mas este ano em especial por ter nos dado o direito de termos todo o suporte com o que houve em nossa região, de fato se não tivéssemos este auxílio íamos padecer pois tudo ficou muito difícil diante do acontecido, mas passou e claro a vida precisou de um novo recomeço assim como Eu muitas famílias também precisaram deste apoio, quando retornou as aulas as crianças estavam aguardando por este momento e sempre vou me lembrar que a minha filha Maria Vitória contou que a primeira atividade feita em sala de aula foi a roda de conversa onde cada criança pode contar e dividir seus sentimentos de tudo que havia acontecido. Enfim sou imensamente grata ao Instituto Verde Escola por nós permitir fazer parte dela, os frutos que colhemos com seu trabalho são muitos e este olhar humano somente o torno mais importante ainda. Gratidão.

Sandrine Fabiana Mota, Mãe das atendidas:
Manuella Mota 7 anos e Maria Vitória Mota – 11 anos

“Pudemos observar ao decorrer deste ano por meio da participação das crianças, jovens e adolescentes nas oficinas, a capacidade de adaptabilidade e de desenvolvimento de novas habilidades. Neste ano atípico, foram muitas as variáveis que surgiram, mas com a parceria e vínculo estabelecidos entre instituto e família, foi possível trazer assuntos da comunidade e do cotidiano para dentro das oficinas, trabalhando o socioemocional, gerenciamento e controle das emoções, com o objetivo de propiciar a criança um ambiente seguro para o seu desenvolvimento biopsicossocial.”

Luana Leite - Psicóloga

Nossos atendidos contam com Apoio Socioemocional tendo um ambiente seguro e acolhedor, que propicie o desenvolvimento social, cognitivo, emocional da criança e do adolescente, contribuindo assim para a formação de cidadãos participativos, fortalecido e integrados com a sua comunidade. Além da busca pelo fortalecimento do vínculo familiar, potencializando habilidades parentais e promoção da autonomia.

+ de 2000

atendimentos

+ de 500

atendimentos ás famílias

Desempenho em
Numeracia e literacia

Através da parceria com o Grupo Saber Educação, a avaliação Acerta Brasil é o principal indicador de desempenho nas áreas de literacia e numeracia, avaliando o impacto das ações socioeducativas em nossas crianças e adolescentes

Foram 3035 avaliações aplicadas em 2023

800 para Adolescência (11 a 14 anos)
1500 para Infância (6 a 10 anos)

Sendo

800 em Literacia
800 em Numeracia

As avaliações abrangem as principais habilidades e competências específicas para cada faixa etária, divididas em três avaliações distintas que são aplicadas ao longo do ano

avaliações

1ª - 8 a 12 maio

2ª - 21 a 25 agosto

3ª - 06 a 10 Novembro

Infância

Crescimento consistente no desempenho ao longo do ano indicando:

Assimilação progressiva dos conceitos fundamentais.

Sucesso das estratégias de recomposição de aprendizagem, projeto de leitura e acompanhamento dos educandos por meio da Ficha Avaliativa do Atendido (FADA), que possibilita a identificação e remediação de carências individuais dos atendidos.

Esforços foram intensificados após a queda de desempenho na segunda avaliação,
levando a resultados muito satisfatórios na terceira avaliação de 2023.

Foi atingida a meta anual de 70% tanto em Literacia como em Numeracia demonstrando que os atendidos tem habilidades leitoras e escritoras, bem como competências e habilidades no campo matemático.

Desempenho por Avaliação | 6 a 10 anos

Méd. Anual

0%
0%

3ª Av.

0%
0%

2ª Av.

0%
0%

1ª Av.

0%
0%

1ª Av.

2ª Av.

3ª Av.

Méd. Anual

Literacia

0 %
0 %
0 %
0 %

Numeracia

0 %
0 %
0 %
0 %

Infância

Houve uma queda expressiva na terceira avaliação em ambas tanto em Literacia como Numeracia, apesar dos esforços em recomposição de aprendizagem.

No entanto, é importante salientar que o desempenho desses adolescentes foi impactado, especialmente pós tragédia, forçando muitos atendidos a mudarem de bairro, escola ou turno escolar. Além disso, houve um aumento na ausência durante períodos de chuva devido aos traumas gerados.

Em Literacia, os atendidos encerraram 2023 com um desempenho médio de 68%, superando a meta estabelecida de 60% em competências leitoras e escritoras.Para Numeracia, a média anual foi de 48%, não alcançando a meta de 60% em competências e habilidades no campo matemático.
Apesar dos desafios externos mencionados, vale considerar um aumento de 4% em relação à média anual de 2022 em literacia

Desempenho por Avaliação | 11 a 14 anos

Méd. Anual

0%
0%

3ª Av.

0%
0%

2ª Av.

0%
0%

1ª Av.

0%
0%

1ª Av.

2ª Av.

3ª Av.

Méd. Anual

Literacia

0 %
0 %
0 %
0 %

Numeracia

0 %
0 %
0 %
0 %

EIXO DE PERCURSOS PROFISSIONAIS E EMPREGABILIDADE

É núcleo de empregabilidade e geração de renda que oportuniza o aprender para diminuir riscos inerentes à falta de emprego e criar oportunidades para gerar renda e mobilidade social.

O eixo de Percursos Profissionais e Empregabilidade é um pilar fundamental em nossa missão de promover o desenvolvimento integral das comunidades que servimos. Ao proporcionar oportunidades de aprendizado e geração de renda, estamos não apenas diminuindo os riscos associados à falta de emprego, mas também criando caminhos tangíveis para a mobilidade social. Quando refletimos sobre como as comunidades em todo o mundo buscam garantir um acesso equitativo à educação, é essencial nos questionarmos sobre nossos maiores objetivos. Em nosso contexto, isso significa não apenas capacitar indivíduos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também prepará-los para serem agentes de mudança em suas comunidades. Nosso compromisso com a responsabilidade global e a compreensão das demandas do mundo contemporâneo guiam nossas ações, moldando nossos programas e iniciativas para atender às necessidades específicas de cada comunidade, ao mesmo tempo em que promovemos um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Alexandre Almeida
Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

qualificação
profissional

Foram oferecidos cursos nas áreas de Gastronomia e Culinária, Manutenção e Infraestrutura, Turismos e Hospedagem, Tecnologia, Gestão e Negócios e de Estética, com o suporte de parceiros institucionais e patrocinadores

15 CURSOS OFERECIDOS
22 TURMAS
418 CONCLUINTES

Gênero
63%
Feminino | 37% Masculino

Cor/Raça
70%
Pretos ou Pardos
30%
Brancos ou Amarelos

Impacto
84%
Dizem ter melhorado sua
rede de contato profissional
70% Atuam na área em que
fizeram o curso

O curso pré-vestibular do Verdescola foi definitivamente umas das melhores experiências que eu tive em relação com educação. Além do conhecimento que obtive, consegui novos amigos e uma forte base de apoio naquele momento difícil de estudo pesado. Acredito que as universidades públicas devem ser dominadas por pessoas como eu, de escola pública, baixa renda e que jamais teriam condições de pagar uma mensalidade de uma faculdade particular. Estudar e seguir seus sonhos no caminho acadêmico deveria ser um direito de todos, e é certo afirmar que o Instituto Verdescola trabalha arduamente para que isso se torne uma realidade

Isabelle Santos da Costa | Design
UNESP, UFSCAR. UFCA
(cursando UNESP)

INSERÇÃO AO
ENSINO SUPERIOR

Atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a realização de processos seletivos (ENEM e Vestibulares) para cursos superiores de diversas áreas. Conta com a parceria do Sistema Anglo de Ensino que fornece os materiais didáticos utilizados.

Adolescentes e jovens inscritos

0 %

Concludentes

0

Aprovados em Universidades e faculdades

Pra mim, falar do cursinho, é falar de transformação. Encontrar esse projeto não apenas me proporcionou uma preparação para o vestibular, mas também abriu portas para um futuro que antes parecia muito distante. O mais importante de tudo, é testemunhar o impacto social positivo do projeto, que oferece oportunidades educacionais de qualidade para jovens de comunidades menos favorecidas. De fato, é verdadeiramente inspirador, e de fato nos faz acreditar que com oportunidade como essas podemos vencer muitos desafios. Obrigado, Verdescola, por tornar possível o impossível.

Luan Rocha Santos | Farmácia
UNESP, UFSCAR. UFCA
(cursando USP)

MULTILETRAMENTO DE ADULTOS

Para o Instituto Verdescola nunca é tarde para estudar, o acesso a educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento das pessoas. Em parceria com o SESI, o Instituto proporciona a Jovens e Adultos da comunidade a oportunidade de voltar estudar, o curso oferecido possibilita uma aprendizagem mais acessível às pessoas que não tiveram oportunidades antes. O Programa de Alfabetização Intensiva é importante porque garante a erradicação do analfabetismo e a universalização do direito a educação. Além disso, a educação ao longo da vida contribui para o desenvolvimento pessoal, a participação cidadã e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A parceria com o SESI-SP permite que o Instituto Verdescola oportunize aos atendidos:

Elevação da escolaridade Aprimoramento pessoal e profissional Melhoria do desempenho no trabalho Maior sociabilização Desenvolvimento da autoestima

Hoje, eu melhorei a forma de comunicar, antes eu ouvia áudio, hoje eu leio textos​
João Batista
João Batista Aluno do Programa de Alfabetização Intensiva

FORMAÇÃO
TÉCNICA

O Centro Paula Souza oferece classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) de São Sebastião, garantindo formação de excelência no nível técnico. A parceria de cessão de espaço oportuniza que os jovens da Vila Sahy e entorno tenham acesso ao Ensino Médio Integrado ao Técnico e a cursos Técnicos de Meio Ambiente, Gastronomia, Administração e Marketing.

Como estudante do ensino médio integrado ao técnico posso afirmar que é de suma importância a intersecção de ambos para a formação de profissionais capacitados e qualificados para respectivas áreas, dentro do mercado de trabalho. Agradeço ao Verdescola por ser o contribuinte ativo para a construção de diversos sonhos, inclusive o meu. Muitas portas se abriram e futuras ainda irão se abrir. O importante é compreender que, o futuro se trata de constância, persistência e que no grande anfiteatro que é a vida, nós, devemos ser o maior astro.

Ana Luíza Barbosa da Silva
Estudante ETIM - Marketing

HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Ela participou dos cursos de Capacitação Gastronômica e Comportamental (Instituto Capim Santo) e Cozinha Empreendedora (Programa Reconquista - Banco da Providência, Instituto Phi e Stone) no Verdescola.

Tânia já cozinhava e vendia seus quitutes há alguns anos, em sua casa. Mas encontrava dificuldades para fazer o seu próprio negócio crescer

“Eu tinha muitas despesas no começo, fazia as receitas à olho, não sabia contabilizar o prejuízo ou o lucro.”

Em fevereiro deste ano, ela foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas de 19 de fevereiro. Ela perdeu sua casa, seus utensílios e todo o estoque. Mas, com uma geladeira amassada e com tudo o que aprendeu nos cursos, conseguiu se reerguer.

Aluguei um ponto em Juquehy e abri o Acarajé de Varanda, com o pouco que tinha e o que aprendi nos cursos que fiz no Verdescola. Inovei meu cardápio, criei o Acarajé Vegano para atender um novo público e ele tem sido um sucesso de vendas.

MUTIRÃO
DA SAUDE

O Mutirão da Saúde, uma parceria entre o Instituto Verdescola, o Einstein Ensino e a Secretaria de Saúde do município de São Sebastião, é uma iniciativa dedicada ao cuidado da saúde de crianças, adolescentes e seus cuidadores. Compreendemos que a saúde é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento integral, pois ninguém aprende quando está doente.

Durante o evento, foram realizados diversos atendimentos e serviços de saúde, abrangendo um total de 16 especialidades médicas. Foram solicitados exames para avaliação diagnóstica, e mais de 500 encaminhamentos foram feitos para consultas especializadas, garantindo um acompanhamento adequado e contínuo. Destacamos ainda a importância da saúde ocular, com mais de 500 atendimentos oftalmológicos e a distribuição de mais de 300 óculos para corrigir problemas de visão.

Além disso, foram realizados testes rápidos para detecção precoce de doenças, como também a colocação de DIU para planejamento familiar. Importante ressaltar que foram emitidos mais de 200 cartões SUS, facilitando o acesso contínuo aos serviços de saúde para a população atendida.

Essa iniciativa exemplifica o compromisso conjunto com o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade, proporcionando cuidados abrangentes e acessíveis para todos, promovendo assim um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento saudável.

2000

Concludentes

2000

Pessoas atendidas

0

Especialidades

0

Exames Solicitados

350

Encaminhamentos para consultas

350

Atendimentos Oftalmo

120

Óculos distribuídos

120

Testes rápidos realizados

0

Colocação de Diu

0

Cartão SUS emitidos

ONDE ESTAMOS

INFRAESTRUTURA

VERDESCOLA NA MÍDIA

INVISTA EM UM FUTURO
COM MAIS OPORTUNIDADES

Confira aqui:

Confira aqui:

DOANDO UMA PARTE DO SEU IR

Podem ser destinados ao FUMCAD - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

PESSOA FÍSICA:

Até 6% do IR devido ou Até 3% do IR devido, se realizado entre janeiro a maio

PESSOA JURÍDICA:

Destinando até 1% do IR devido

SAIBA MAIS

Confira aqui:

Confira aqui:

OUTRAS FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO

NOTA FISCAL PAULISTA:

Estabelecimentos comerciais podem destinar notas fiscais sem CPF, adotando uma urna do Verdescola para arrecadação.

DOAÇÕES:

Doação de produtos em geral, (lanches secos, produtos de limpeza, informática, entre outros)

OUTRAS FORMAS DE AJUDAR

Confira aqui:

PARA DOAÇÕES POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Banco Itaú - 341 - Agência: 8499
Conta Corrente: 28344-1
CNPJ: 07.707.869/0001-10 (PIX)

DOE VIA CARTÃO ACESSE NOSSO SITE:

verdescola.org.br/como-apoiar

EQUIPE

NOSSOS PARCEIROS

PRESIDENTE DO CONSELHO
Maria Antonia Civita

FUNDADORA
Maria Antonia Civita

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Antonia Brandão Teixeira
Antônio Castilho
Geyze Marchesi Diniz
Laura Westin Nobre
Mário Ghio Jr
Sônia Hess
Roberto Civita (in memoriam)

CONSELHO CONSULTIVO
Beto Gauss
Bruno Laskowsky
Carolina Alves de Queiroz
Claudia Vidigal
Daniel Ribeiro
Eduardo Brandão Teixeira
Eduardo Nobre
Grace Cury
Gal Barradas
Guy Costa
Isabel Abucham
José Eduardo Laloni
Jorge Pinheiro Machado
Patrice Etlin
Regina Opice

CONSELHO FISCAL
Luciano de Medeiros Prado
Marcos Augusto de Moraes

DIREÇÃO EXECUTIVA
Raquel de Oliveira

GERÊNCIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA
Ana Paula Oliveira

GERÊNCIA DE QUALIDADE DE VIDA
Paula Temperini

GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Alexandre Almeida

PATROCINADORES

PARCEIROS INSTITUCIONAIS