home / como doar / como destinar seu ir

Como destinar seu IR

Como destinar seu Imposto de Renda devido

Apoie os projetos do Verdescola direcionando parte do seu IR devido para o

FUMCAD - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O FUMCAD, criado pela lei nº 11.247/92, é o fundo orçamentário do CMDCA, que é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão deliberativo, autônomo e controlador das ações de política de atendimento no nível municipal.

 

Incentivo da Receita Federal do Brasil – RFB

Conforme artigo 260 da Lei 8069/90 (ECA) alterado pelo artigo 87 da Lei 12.594 de 18/01/2012, as doações feitas para o FUMCAD poderão ser deduzidas do IR a pagar conforme segue:

 

1) PESSOAS JURÍDICAS, tributadas com base no lucro real, poderão deduzir:

• até 1% do Imposto devido se a doação for realizada até 30 de dezembro de 2021.

 

2) PESSOAS FÍSICAS - que utilizam a declaração completa, poderão deduzir:

• até 6% do Imposto devido se a doação for realizada até 30 de dezembro de 2021.

• até 3% se a doação for realizada de janeiro à maio de 2022.

 

Veja como doar para os dois projetos aprovados do Verdescola:

O Projeto 1 chama-se Núcleo Socioeducativo: Competências do Século XXI. Ele é um projeto focado em Educação Complementar, no qual são ofertadas as seguintes disciplinas no contraturno escolar: Português, Inglês, Matemática, Robótica, Xadrez, Programação, Educação Ambiental, Esportes, entre outras, para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos da rede pública de ensino.

 

O Projeto 2 intitulado Futuro Agora objetiva a redução de desigualdades sociais. Ele irá oferecer sessões com psicopedagoga para alunos com dificuldades de aprendizagem, e atendimentos com psicóloga e assistente social àqueles que se encontram em situação de risco. Além disso, oferecerá apoio social às famílias em extrema vulnerabilidade social, por meio de emissão de documentos, Mutirão de Saúde (em parceria com Hospital Albert Einstein), entre outros, em conjunto às políticas públicas do município de São Sebastião.

 

Para doações até 30 de dezembro de 2021:

 
1º passo:
Realize a transferência bancária para:
 

Banco: (104) Caixa Econômica Federal

Agência: 1357

Conta Corrente: 006.000.056-0

Destinatário: Fumcad
CNPJ: 21.197.621/0001-87

Caso não saiba o seu valor disponível para doação, acesse o Simular da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/Simulador/simulador.asp?tipoSimulador=A

Caso tenha dúvidas, envie um e-mail para fernanda.portieri@verdescola.org.br ou entre em contato pelo 11 99343-0955.

 

2º passo

Envie o comprovante de transferência e os dados do doador (nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail) para o e-mail parcerias@verdescola.org.br, para que a equipe do Verdescola providencie o Recibo junto ao CMDCA.
 
3º passo:
Assim que o Verdescola receber o seu Recibo de Doação, enviará prontamente por e-mail. E, em janeiro será encaminhada a via física.
O Recibo e o comprovante de pagamento servirão de comprovante junto à Receita Federal.
 
4º passo:
Em março, o Verdescola encaminhará o passo-a-passo de como a sua doação deve ser declara no programa da Receita Federal.
 

Para doações de janeiro a maio de 2022:

1º passo:

No programa da Receita Federal, após preencher toda a declaração e inserir suas deduções, rendimentos e demais informações, dirija-se ao campo “Fichas da Declaração”, e clique em “Doações diretamente na declaração”.

Nessa tela, certifique-se de que está no campo “Criança e Adolescente”. Clique em “Novo”.

O programa da Receita calculará automaticamente o seu potencial de doação, que será exibido no canto inferior direito da tela.

Clique em “Municipal”, selecione o Estado de “São Paulo” e o Município de “São Sebastião”.

Digite no campo “Valor” o montante que você deseja doar, respeitando o limite calculado pelo programa, que aparece no canto inferior direito.

Depois, clique em “Ok”.

Note que no lado esquerdo da tela, no campo “Opção Pela Tributação”, o benefício fiscal foi automaticamente gerado.

Clique em DARF – Doação Diretamente na Declaração – ECA, faça o download do arquivo e salve ou imprima para poder realizar o pagamento até o dia 31 de maio.

Assista ao vídeo do passo a passo:

2º passo

Envie o comprovante do depósito e os dados do doador para o e-mail (verdescola@verdescola.org.br), para que a equipe do Verdescola providencie o recibo junto ao CMDCA.

Dados do doador (nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail)

DOE AQUI!